top of page

PERIODONTIA

O QUE É PERIODONTIA?
É a ciência que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes. É importante conhecê-las, porque, 75% da população mundial tem alguma forma de doença periodontal, popularmente conhecida como piorréia. Esta doença usualmente indolor pode passar desapercebida por muitos anos. Se não diagnosticada e tratada precocemente, a doença gengival pode se propagar - destruir o osso e tecidos que circundam e sustentam os dentes - resultando na mobilidade e perda dos dentes.

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?
As doenças periodontais mais comuns são a Gengivite e a Periodontite e caracterizam-se por processos inflamatórios nos tecidos moles que, no caso da Periodontite, leva à reabsorção do osso alveolar, podendo levar à perda do dente, enquanto que na Gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva. A melhor forma de prevenir a doença periodontal  e a cárie dental e manter seus dentes ao longo da vida é através da escovação, do fio dental e de visitas regulares no dentista.

O TÁRTARO
É uma formação do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Deve ser removida pelo dentista e pode ser prevenido pela escovação e uso do fio dental.

A PERIODONTITE
É a inflamação que atinge os tecidos periodontais, provocando a destruição desses, e do osso alveolar, responsável pela fixação do dente. Com sua evolução há o amolecimento do dente devido à perda óssea e ocasionando a perda do dente, (provocada pela presença do tártaro).

A GENGIVITE
É uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival.
A falta de higienização adequada também pode comprometer a saúde da gengiva. Um dos primeiros sintomas de que ela está com algum problema é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento durante a escovação. Esses são sinais de gengivite, ou seja, inflamação nessa região. “A gengiva é tão importante quanto o dente; para mantê-la saudável é fundamental, após a escovação, passar o fio dental corretamente entre as curvas dos dentes.” Se a gengivite não for tratada, a infecção pode se "espalhar" e comprometer a estrutura que sustenta os dentes, a gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes (esta fase é chamada de periodontite). Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso. Para evitar maiores problemas no futuro, além da higiene bucal, o ideal é visitar o dentista de seis em seis meses.

QUAL É A CAUSA DA DOENÇA PERIODONTAL?
O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, um ou mais dentes podem ficar abalados: é a conhecida reabsorção óssea, conforme o grau de destruição óssea pode ocorrer à perda do dente sem nenhuma sintomatologia dolorosa.
O sangramento é o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente.
A placa bacteriana é como "uma massa grudenta de germes nocivos. Os cientistas descobriram que cerca de seis dos 300 germes encontrados na boca podem causar doenças gengivais".

QUAL É O TRATAMENTO?
De acordo com os especialistas, as doenças periodontais são tratadas através do controle da infecção e da remoção da placa que contém os germes nocivos.
Para se remover a placa, pode-se fazer a raspagem, retirada da placa endurecida (tártaro), de tecidos de granulação e toxinas da gengiva. Já o alisamento da raiz do dente elimina pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.
Outra alternativa é o uso de um líquido para higiene bucal contendo uma clorhexidine. Os dentistas podem prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da periodontite.
Os periodontistas apontam para a necessidade de revisão periódica, para se controlar a formação de novas placas bacterianas.
O principal objetivo do tratamento é estabilizar as perdas e assegurar que o trabalho conjunto do profissional e do paciente evite o retorno ou agravamento do quadro periodontal.

UMA VEZ TRATADA A DOENÇA, OS TECIDOS RECUPERAM-SE INTEGRALMENTE?
Não, sempre ficam seqüelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estética como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem miminizar esses defeitos.

COMO POSSO SABER SE JÁ TENHO DOENÇA PERIODONTAL?
Zero sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

AO PERCEBER SANGRAMENTO DURANTE O USO DO FIO DENTAL, DEVO SUSPENDER ESSE PROCEDIMENTO DE LIMPEZA?
Não, desde que esteja passando o fio corretamente. 0 sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.

É NECESSÁRIO REALIZAR UMA CIRURGIA PERIODONTAL?
A cirurgia pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente. “A cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar”.

POR QUE FAZER UM EXAME DE PERIODONTITE?
Para se prevenir de doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como esta sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda é inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal.
Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento precoce da doença periodontal podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda sua vida.

QUEM PRECISA FAZER ESTE EXAME?
Todas as pessoas precisam fazer o exame periodontal. Este exame é uma forma de se prevenir contra problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é melhor do que tratar.

FIQUE ATENTO A ALGUNS SINAIS DAS DOENÇAS PERIODONTAIS:
• Sangramento gengival;
• Mau hálito persistente (halitose);
• Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
• Gengivas que se afastam dos dentes (retração).
• Pus entre a gengiva e o dente;
• Alteração no formato gengival;
• Freqüentemente indolor (assintomático);
• Mobilidade dentária.

O QUE É HALITOSE?
É o mau hálito, uma das causas são as doenças periodontais, principalmente a Periodontite, pois quando há o comprometimento ósseo, formam-se as bolsas periodontais, com inflamação dos tecidos, onde se concentram e proliferam bactérias que se alimentam dentre outros substratos, de proteínas do sulco gengival, da saliva e de carboidratos. Essas bactérias se decompõem ocasionando cheiros muito desagradáveis: é o mau hálito. A placa associada com lesões periodontais leva bactérias para outras regiões orais como o dorso da língua, onde se colonizam contribuindo para a instalação do mau odor oral.

POR QUE A SAÚDE BUCAL É TÃO IMPORTANTE NUM DIABÉTICO?
Doença periodontal é uma infecção bacteriana que, se não tratada, pode aumentar sua severidade. Como diabético você apresenta maior risco em desenvolver estes tipos de infecção, que podem prejudicar sua habilidade de processar e/ou utilizar insulina. Isto pode causar uma maior dificuldade de controlar seu diabetes e a infecção ser mais severa do que uma pessoa sem o problema


Drª Ana Caroline Bellafronte

bottom of page